Produtos
Professor Gretz
Bassos & Associados
Abrinq
Apdata

Publicidade


Publicidade
Banner p e n

Blogs

Gestão & Pessoas

Maria do Rosário M. da Silva

Coaching & Mentoring

Marcos Wunderlich

Juntando os Pontos

Nelson Chapira e
Erika Knoblauch


No Tom do RH

Tom Coelho


Publicidade


Teste de Recursos Humanos



1 - Você está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe não quer autorizá-lo e argumenta: “A liderança é fruto de qualidades inatas e não produto de habilidades e conhecimentos aprendidos”. Para alcançar o seu objetivo você explica ao seu chefe que:

 

A – A concepção de liderança que você tem se baseia na teoria das características da liderança, a qual é uma teoria genética que focaliza o indivíduo, ao invés da tarefa.

 

B – A liderança tem duas dimensões – orientação para tarefas e para indivíduos – e não pode ser totalmente explicada pela abordagem genética nem pela abordagem das características da liderança.

 

C – A liderança é a solução dos problemas gerenciais e precisa respeitar a abordagem genética, as características universais dos trabalhadores e a natureza da organização.

 

D – Os tipos de comportamento dependem do grau de autoridade inerente ao cargo de liberdade disponível num contínuo de padrões de liderança.

 

E – Os estilos de liderança são inatos, flexíveis e não podem ser aprendidos, mas os gerentes podem mudar a mescla de orientação para tarefa e orientação para funcionário conforme a situação a corrigir.

 

2 – Na companhia Madureira S.A., dedicada ao ramo de bens de consumo, o Gerente de Recursos Humanos, quando analisa os questionários de avaliação de desempenho, percebe que a cultura paternalista da empresa faz com que a maioria dos entrevistados favoreça as pessoas de quem gostam independentemente de sua competência profissional e de seus resultados. Esta propensão, causada em geral porque os avaliadores não conseguem ficar emocionalmente desligados, pode ser qualificada como:

 

A – Efeito recenticidade

 

B – Efeito hato

 

C – Erro de tendência central

 

D – Propensão de rigor

 

E – Propensão de complacência 

 

3 – Na BETA S.A, empresa que explora produtos químicos, o Diretor Superintendente José Matoso percebeu que seus funcionários estavam desmotivados e não comprometidos com o resultado do seu trabalho. Para diagnosticar melhor as causas desse clima organizacional, ele fez uma pesquisa na qual identificou que as necessidades sociais do grupo não estavam satisfeitas. Para minimizar tal problema ele deverá:

 

A – Aumentar a qualidade das refeições e a duração dos intervalos para descanso

 

B – Aumentar o conforto das instalações e melhorar a iluminação no ambiente de trabalho

 

C – Analisar o processo de trabalho e aumentar os salários e os benefícios

 

D – Implementar um programa que aumente a estabilidade dos funcionários na organização

 

E – Desenvolver um programa de participação do grupo na solução dos problemas de trabalho

 

4 – Miguel Souza, dono de uma média empresa de informática, tem consciência de que a produtividade organizacional está intimamente relacionada à qualificação dos seus funcionários. Para isso contrata um profissional de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de Recursos Humanos que deverá:

 

A – Adotar o estilo “deixa que eu faço para você”, ou seja, o de executor de tarefas

 

B – Adotar o estilo de da baixa assertividade perante as áreas usuárias de T&D

 

C – Conhecer de perto a realidade do trabalho à qual ele deve dar apoio

 

D – Centralizar e apoiar os processos de mudança da empresa e dos indivíduos que nela trabalham.

 

E – Exercer um papel de incentivador da elevação do grau de conformidade dos funcionários às tarefas que devem desempenhar

 

espostas: 1-B, 2-B, 3-E, 4-C

 

Nota da Redação: Estas questões faziam parte integrante de um exame há muitos anos. Infelizmente, não conseguimos descobrir a fonte para citá-la.

3618


ESTE É UM PRODUTO DA FÊNIX EDITORA - TEL: 11 5585-9400 - contato@rhcentral.com.br Copyright - RHCentral - Todos os direitos reservados