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How-to/Qualidade de Vida

3 dicas para o emocional ao engajar sua equipe

22/7/2013

Na neurociência, é sabido que a maior parte das decisões são automáticas, independentes de racionalização, mas também há aquelas decisões que ocorrem menos rapidamente mais dependentes de racionalizações e emoções.

Um exemplo das decisões não-automáticas é trocar de emprego. Essa é uma decisão tomada com base na análise racional de riscos (maiores salários, tempo pra se chegar ao trabalho) e no entendimento emocional da nova situação (adaptação ao novo ambiente, abandono dos atuais colegas de trabalho).

Nessa linha, segundo uma pesquisa encomendada pela Dale Carnegie Training (empresa de treinamento e desenvolvimento de pessoas), apenas um quarto dos funcionários engajados (ou emocionalmente envolvidos) consideraria trocar sua vaga atual, mesmo que o aumento oferecido pela nova empresa fosse de 20%.

“Os gestores precisam entender que engajamento é muito mais que fazer o funcionário se sentir feliz no trabalho. É importante que eles saibam trabalhar o lado emocional da sua equipe para mantê-la engajada”, afirma Pedro Gomes, representante da Dale Carnegie no Brasil. Para isso, ele dá algumas dicas simples de como melhorar as relações com os funcionários e fazer do ambiente empresarial um local mais envolvente.

1.      Faça o empregado se sentir valorizado e confiante

O sentimento de valorização promove outras emoções positivas, o que leva a uma melhoria do ambiente empresarial. “Os supervisores imediatos são os mais indicados para promover esse tipo de sentimento. Eles estão em contato direto com os funcionários e podem incentivá-los, reforçando os bons trabalhos apresentados”, afirma Pedro Gomes. Essas pequenas ações podem gerar um ambiente mais agradável e tranquilo, o que aumenta o engajamento dos funcionários. “Confiantes com os bons resultados, os colaboradores passam a se sentir mais inspirados e a ajudar outros colegas de trabalho”, completa.

2.      Envolva os funcionários

“O engajamento de um funcionário pode ser medido pela vontade dele de recomendar a organização em que trabalha como um lugar para trabalhar e fazer negócios” comenta Pedro. Por isso, os funcionários precisam sentir que pertencem a uma organização e estão orgulhosos de ser parte dela. “Deixar claro para os funcionários os rumos para onde a empresa está indo e de que maneira eles estão ajudando a organização a alcançar seus objetivos é uma boa maneira de fazê-los se sentirem parte do negócio”. Além disso, os trabalhadores que se conectam emocionalmente com a organização em que atuam são mais propensos a ficar com a empresa. “Os colaboradores que se sentem partes da empresa acabam se dedicando mais ao que fazem, entregando trabalhos melhores em menos tempo e ficando na organização por mais tempo, o que, consequentemente, reduz os gastos da empresa”.

3.      Entusiasmo é a chave

“Quando os funcionários se sentem entusiasmados com seus empregos, eles se esforçam para entregar além do esperado e até a começar a pensar fora da caixa para executar um trabalho ou tarefa”, comenta Pedro. Os funcionários que estão entusiasmados com seu trabalho ficam animados para estar na empresa, não só por conta do salário ou a próxima promoção, mas porque eles se preocupam com a organização e querem trabalhar para ajudar a organização a atingir seus objetivos. Para isso, ele sugere que os gestores mantenham um espírito animado quando estiverem alinhando tarefas e passando trabalhos para os funcionários. “A melhor maneira de promover o entusiasmo é estar entusiasmado. É uma emoção que contagia o ambiente!”, conclui.


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