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IBC Coaching

Professor Gretz
Bassos & Associados
Abrinq
Apdata
T&D - IBC Coaching


How-to/Treinamento & Desenvolvimento

Como montar um inventário de atividades e competências

19/5/2009

Para uma boa definição do método de um inventário é preciso um bom diagnóstico ou levantamento das reais necessidade, atuais e futuras. Tem-se utilizado em conjunto com os gestores e com razoável eficiência, um instrumento de mapeamento de atividade e competências estruturado para atender, entre outras, também essa necessidade, esse instrumento tem o nome de inventário.

 

Embora o objetivo final do inventário seja o plano de treinamento e desenvolvimento da área, a utilização desse instrumento tem se mostrado eficaz para auxiliar o gestor em diversos aspectos envolvidos na condução da equipe, desde recrutamento e seleção até orientação de carreira, e no amadurecimento dos próprios líderes como gestores de pessoas. Veja então, como montar um inventário de atividades e competências:

 

1. Defina o propósito da área (eventualmente chamado de missão) ou oi entendimento da razão de sua existência na empresa;

 

2. Descreva as principais atividades ou processos, suas responsabilidades e os resultados ou produtos esperados;

 

3. Identifique as principais áreas de interface, ou seja, os forncedores e clientes, internos e externos;

 

4. Defina os principais indicadores pelos quais o desmepneho da área será verficado e acompanhado;

 

5. Analise as atividades segundo sua natureza, características, complexidade e importância para a área e para obter resultados;

 

6. Defina as comptências – conhecimentos e habilidades – ncessárias para que as pessoas envolvidas possam atingir os resultados determinados;

 

7. Analise as competências efetivamente existentes nos membros da equipe em comparação com as competências definidas e consequentemente apuração dos seníveis (gaps) atuais e possíveis em futuro próximo;

 

8. Reuniões de avaliação (feedback) entre superior e subordinado e contratação de ações e responsabilidades em relação aos gaps identificados;

 

9. Elaboração de um plano de T &D.


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