Buscar
IBC Coaching

Professor Gretz
Bassos & Associados
Abrinq
Apdata
T&D - IBC Coaching


How-to/Treinamento & Desenvolvimento

Como fazer um treinamento de forma criativa

14/1/2010

Muitos gestores são hábeis em descobrir e usar formas criativas de desenvolver a qualificação do pessoal. Com motivação específica e criatividade pode-se fazer muito. Segue alguns exemplos de como treinar de forma criativa:

 

1. Podes-se alugar um filme comercial que traga uma mensagem relevante e projetar no departamento para posterior discussão. Por exemplo: o filme “A Fraude” conta a história do financista Nick Leeson que, com suas operações fraudulentas, levou à falência o Banco Barings, o mais antigo do mundo. Proporciona uma excelente discussão sobre o relaxamento dos controles internos, negligência de pessoal, falta de fiscalização, etc.

 

2. Pode-se dar uma tarefa a um colaborador ou equipe. Por exemplo: pode-se pedir que explique aos demais sobre determinado procedimento ou pode-se pedir a u vendedor experiente que fale sobre suas estratégias.

 

3. Pode-se distribuir cópias do trecho de um livro ou recorte de jornal e pedir para as pessoas lerem para uma posterior discussão em grupo. Ou pode-se ler um pequeno trecho para abrir uma breve discussão a cada dia.

 

4. Pode-se alugar um DVD de treinamento específico com enfoque em necessidades de tenham sido identificadas. Há excelentes vídeos em treinamento em todas as áreas.

 

Fonte: Gestão de Pessoas na Prática – Os desafios e as soluções. Autor: Ricardo Xavier.


Áreas de Conteúdo

Top of Mind de RH

Top of Mind de RH

Redes Sociais

Facebook Flickr Orkut

Fan Pages