Buscar
IBC Coaching

Professor Gretz
Bassos & Associados
Norber
Apdata
Banner p e n

How-to

Como lidar com os recém-chegados

19/7/2012

A taxa de desemprego no Brasil está cada vez menor, abaixo de 7%. Isso significa que o ritmo das contratações está acelerado, e você provavelmente já deve ter reparado nisso ao andar pelos corredores da empresa onde trabalha. Há muitos colegas novos chegando de outras companhias, e isso exige jogo de cintura e flexibilidade dos colaboradores mais antigos para lidar com as situações do dia a dia.

Explicar a dinâmica do trabalho, cooperar com os recém-chegados para preservar o bom desempenho do grupo e colaborar com eles para cumprir suas metas. Confira como lidar com os novos chefes e colegas de trabalho:

 

 

1. Chefe novo no setor

 

Não seja resistente. Se mostre aberto e disposto a mudanças e a encarar a nova aventura do lado dele. Porém, cooperar é diferente de bajular, pois há o risco de parecer puxa-saco caso o funcionário se disponibilize para resolver assuntos pessoais do chefe, como cuidar da vaga da garagem dele, por exemplo. Evitar esses tipos de atitude é fundamental, porque pode causar uma primeira impressão ruim.

 

 

 

2. Colega novo que vem de outra área ou de outro mercado

 

Compartilhe as especialidades da função naquele segmento o novo colega, uma vez que você conhece bem a rotina do negócio. Ao mesmo tempo, não menospreze a experiência do recém-chegado, tirar dúvidas sobre o trabalho antigo do novo colega o deixa mais a vontade para fazer perguntas.

 

 

 

3. Profissional que substitui um profissional carismático

 

Evite ao máximo fazer comparações. Engana-se quem pensa que carisma é tudo. Ao entender o que o funcionário novo tem de marcante, o funcionário mais antigo deve tentar descobrir a melhor maneira de aprender essas habilidades com ele.

 

 

 

4. Recém-chegado é estrangeiro

 

Quem recebe um estrangeiro tem duas ótimas oportunidades: aprender uma nova cultura e praticar um segundo idioma. Mas os brasileiros devem ficar atentos às diferenças culturais para não cometer gafes e acabar desrespeitando o outro. Os estrangeiros costumam adotar uma postura mais flexível por estarem em outro país, mas independente da boa vontade de ambos os lados, as saias justas aparecem.

 

 

 

5. Líder novato

 

De início, o funcionário antigo deve apoiar o novo chefe que quer mudar tudo, mesmo que não concorde com a estratégia. Porém, deve aproveitar o momento de mudança para apontar as que julga realmente importantes. Por último, caso discorde de alguma proposta feita pelo superior, o funcionário deve apontar as divergências com um discurso positivo. Para embasar as ideias, conte o histórico da área.

 


Áreas de Conteúdo

Top of Mind de RH

Top of Mind de RH

Redes Sociais

Facebook Flickr Orkut

Fan Pages