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How-to

Como resolver conflitos na equipe e entre equipes

7/10/2011

Conheça dicas que ajudarão a resolver essa questão para melhorar a vida do líder:

 

1. Tenha transparência nas ações.As decisões tomadas são de conhecimento “público”, assim, descontentamentos serão evitados, todos saberão o que aconteceu, uma espécie de ação e suas conseqüências.

 

2. Meritocracia.Quem faz mais, ganha mais, e quem faz menos ganha menos, todos têm as recorrências positivas ou negativas de suas ações e todos devem conhecer essa equação.

 

3. Educação. Troca de opiniões, divergência e conflitos são normais em ambientes onde existam pessoas, mas educação é fundamental, deve existir sempre.

 

4. Ouvir as pessoas.Ouvir a opinião das pessoas envolvidas no conflito (de preferência todas juntas), olhando no olho e dando importância ao que estão narrando é fundamental para que as opiniões e os acontecimentos do dia a dia sejam conhecidos por você e consequentemente você possa agir.

 

5. Respeito.Respeitar as opiniões, mesmo que sejam diferentes das suas.

 

6. Críticas sempre construtivas.Dicas e críticas devem ser expostas, mas sempre de maneira construtiva, valorizando os pontos positivos, e apontando o que pode ser melhorado ou feito de outra forma, assim as pessoas se sentem valorizadas e realmente refletem sobre o que podem melhorar.

 

7. Todos devem ganhar.Exija, solicite, cobre, mas valorize sempre, recompense, pois um ambiente só é bom quando todos ganham.

 

8. Exemplos.Transforme o discurso em prática, aja conforme fala. Seus liderados aprendem mais vendo e analisando suas atitudes do que o que você fala.

 

9. Reflita antes de agir.Sempre que precisar fazer qualquer interferência, qualquer ação, pense, veja as consequências, planeje, só depois faça.

 

10. Não deixe de resolver problemas.Pode ser mais trabalhoso, mas não deixe de resolver nenhum problema imediatamente, momentaneamente deixar o problema no cantinho, quieto, pode parecer mais tranquilo, mas com certeza se transformará em algo maior e mais difícil de resolver no futuro. Às vezes, por um descuido ou por falta de ação, o conflito que era pequeno, fica intransponível e só é resolvido com ações radicais, o que na maioria das vezes não é bom para ninguém.

 

11. Encerrar o assunto.Tenha certeza que o assunto foi completamente resolvido, não deixe arestas.

 

Fonte: Artigo “Conflitos na equipe e entre equipes”. Autor: Cezar Tegon


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