Buscar
IBC Coaching

Professor Gretz
Bassos & Associados
Norber
Apdata
Banner p e n

Artigos
Imprimir Enviar e-mail Adicionar aos favoritos

Universidade de Alimentos

Sergio Piza


A Universidade de Alimentos (UAL), iniciativa da Kraft Foods Brasil em parceria com o Governo do Estado do Paraná, Prefeitura da Cidade de Curitiba, SENAI e PUC Paraná, teve início com a necessidade de expansão e modernização da Kraft Foods Brasil, líder de mercado em diversos segmentos que atua.

 

Está baseada no conceito de que uma organização competitiva se constroe através de pessoas que viabilizem produtos e serviços que excedam as expectativas de consumidores e clientes. Desta forma o negócio cresce em lucro, participação no mercado e volume, vencendo a concorrência. Para construir esta organização, talentos qualificados são chaves e a Universidade de Alimentos, através do treinamento e desenvolvimento de profissionais para a indústria alimentícia, fornece esses talentos, que em time constróem o negócio.

 

Os módulos do curso foram definidos pela Kraft Foods Brasil, em conjunto com uma equipe especializada do SENAI e da PUC-Paraná. A empresa também contribui para desenvolvimento do material didático e fornece suporte técnico. O Governo do Paraná apoia o projeto através do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. As inscrições são feitas no FAS-Fundo de Ação Social.

 

O SENAI realiza a seleção dos inscritos, fornece o espaço físico para o treinamento, e um grupo altamente especializado de docentes, técnicos e laboratórios. A PUC também participa disponibilizando laboratórios e docentes. O curso é totalmente gratuito, incluindo material didático, sendo que os participantes também recebem vale-transporte e lanche diário.

 

As fortes parcerias estabelecidas asseguram a qualidade na seleção e treinamento oferecido, compatível com as necessidades do mercado de trabalho atual em que além das habilidades técnicas é considerada também a formação de consciência cidadã, cobrindo aspectos como Relações Humanas e Educação Ambiental.

 

O programa global de treinamento tem duração de três meses (220 horas), abordando as seguintes disciplinas: Relações Humanas; Qualidade e produtividade; Educação ambiental; Saúde e segurança no trabalho; Higiene aplicada ao manipulador de alimentos; entre outras.

 

É consenso entre todos os parceiros que a Universidade de Alimentos é um programa dinâmico, que irá incorporar novas tecnologias e necessidades de aperfeiçoamento. É um programa de longo prazo, que supre não apenas as necessidades de recrutamento atuais, mas também de outras especializações. Após o término do curso, e mediante necessidades da empresa, ditadas pelo planejamento da produção e da movimentação de mercado, os alunos que atingirem a média igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75% passarão por processo seletivo na Kraft Foods Brasil.

 

O fato de o projeto ter sido desenvolvidos com a participação de outros parceiros do setor privado deveu-se a uma necessidade premente da Kraft Foods Brasil, mas não significa que não poderão haver outros parceiros do setor. Não somente outras empresas da indústria alimentícia poderão buscar profissionais na Universidade de Alimentos, bem como instituições que prestem serviços relacionados à área de alimentos, como restaurantes e buffets. Para viabilizar e agilizar estas contratações a Universidade de Alimentos mantém banco de dados dos alunos formados, que é divulgado e disponibilizado para o mercado de trabalho.

 

A Kraft Foods Brasil tem contratado 90% dos aprovados. Seguramente esta iniciativa está provendo em grande parte as necessidades de mão-de-obra da empresa, reforçando a imagem institucional ao mesmo tempo em que forma profissionais para todo o setor alimentício, reafirmando o compromisso de responsabilidade social da empresa.




Voltar


Comentários (41)
Envie seu comentário

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

Digite as palavras que você vê na caixa, em ordem e separadas por um espaço. Para deficientes visuais também há possibilidade de ouvir a palavra clicando no ícone áudio. Se você não conseguir entender bem as palavras, digite o que você conseguir entender ou clique no botão de recarregamento próximo às palavras distorcidas.

Enviar



Imprimir Enviar e-mail Adicionar aos favoritos






Áreas de Conteúdo

Top of Mind de RH

Top of Mind de RH

Redes Sociais

Facebook Flickr Orkut

Fan Pages