Buscar
IBC Coaching

Professor Gretz
Bassos & Associados
Abrinq
Apdata
Banner p e n

Artigos
Imprimir Enviar e-mail Adicionar aos favoritos

A importância do RH na economia brasileira

Paulo Henrique Rocha


Com base no otimismo econômico internacional em relação ao Brasil, os depoimentos de alguns dos maiores economistas do planeta e o fato de termos sido o último país a fazer parte da Grande Crise Mundial - e o primeiro a deixá-la -, acreditamos que 2010 será realmente o período em que iniciaremos nossa caminhada rumo ao ranking das principais potências do mundo.

 

Nota-se ainda que estamos vivenciando um momento que retrata mais do que as expectativas com a Copa do Mundo, Olimpíadas e Pré-sal. É também um período de consolidação de alguns setores como Varejo, Construção Civil, Financeiro, Petrolífero, Educacional, Saúde e Telecomunicações. Além disso, há um grande crescimento do volume de entrada de receita externa através de investidores estrangeiros atraídos por este positivismo, pela manutenção da inflação e queda da taxa de juros.

 

Em relação aos setores destacados, observa-se em especial que o Varejo demonstrará a manutenção dos empregos com a estabilidade da renda, a Construção Civil será impulsionada principalmente pela facilidade de crédito e a manutenção de programas governamentais, o setor Financeiro não estará dependente apenas do mercado externo e o Petrolífero, já demonstra impacto positivo através do Pré-Sal.

 

Pode-se observar também, através de uma visão macroeconômica, que o Brasil - assim como Rússia, China e Índia - é uma das economias que dominará o mundo nos próximos anos, conforme avaliam economistas do Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento do planeta.

 

Nessa análise existe um grande favorecimento ao Brasil, pois ao contrário da China somos uma democracia, ao contrário da Índia aqui não existem conflitos étnicos e religiosos, e ao contrário da Rússia, nós exportamos mais do que óleo e armas, e tratamos investidores estrangeiros com respeito.

 

Este cenário positivo gerado pelos agentes econômicos acompanha também as incertezas sobre nosso poder de absorção deste crescimento. Assim como no que diz respeito ao capital humano, apontado como o principal patrimônio das empresas, será que teremos facilidade em encontrar profissionais capacitados para a condução e operacionalização de tantos projetos?

 

Desta forma, a figura de uma consultoria em recursos humanos mostra-se de suma importância nesse momento, em especial. A vivência e expertise dos consultores têm aplicação em todos os segmentos, transformando-os através de ferramentas modernas de avaliação, da capacidade de adaptação à cultura organizacional da empresa, do mapeamento de mercado e da customização dos processos em agilidade na contratação do profissional certo, para o lugar e a hora correta, valorizando o capital humano e minimizando eventual déficit nas respostas às demandas.

 

Ao longo dos últimos anos, percebemos que as empresas contratam profissionais com base nas qualificações técnicas e desligam os mesmos pelo nível comportamental. É nesse ponto que nos diferenciamos, já que a Corrhect demonstra grande valorização também à aplicação de ferramentas de avaliação comportamental em seus processos.

 

Nós vislumbramos a assertividade e o atingimento das expectativas do candidato e da organização, originando um relacionamento sólido, duradouro, com possibilidade de desenvolvimento de carreira e contribuição para o contínuo sucesso corporativo. Só assim seremos capazes de contribuir para a manutenção do país nos trilhos de um crescimento verdadeiramente sustentável. O futuro começa agora!




Voltar


Comentários (9)
Envie seu comentário

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

Digite as palavras que você vê na caixa, em ordem e separadas por um espaço. Para deficientes visuais também há possibilidade de ouvir a palavra clicando no ícone áudio. Se você não conseguir entender bem as palavras, digite o que você conseguir entender ou clique no botão de recarregamento próximo às palavras distorcidas.

Enviar



Imprimir Enviar e-mail Adicionar aos favoritos






Áreas de Conteúdo

Top of Mind de RH

Top of Mind de RH

Redes Sociais

Facebook Flickr Orkut

Fan Pages