IBC Coaching
 
Buscar
IBC Coaching

Professor Gretz
Bassos & Associados
Norber
Apdata
Unimed
GolRH

Modelo de Cartas

Carta de Agradecimento pela Entrevista


Pistas para o empregador

Carta

No dia-a-dia super ocupado dos profissionais de RH é fácil dar uma olhada de relance numa carta de agradecimento de um candidato, sorrir, jogá-la no lixo e passar para a próxima tarefa. Fazendo isto, entretanto, você está deixando passar uma informação valiosa sobre o candidato para incluir em seu banco de dados de informações sobre candidatos em processo de seleção.


O que há de importante em cartas e emails de agradecimento de candidatos? Muito. Especialmente se você usa cada interação com o candidato para determinar seu ajustamento com a cultura da organização, estas cartas e emails de agradecimento acrescentam uma peça importante no quebra-cabeça. Um quebra-cabeça que você vai montando com as informações obtidas a cada passo do processo de seleção. O quebra-cabeça completo permite você selecionar o candidato mais qualificado para a posição em aberto.


A carta de agradecimento pela entrevista envia uma mensagem?

O fato do candidato enviar uma carta ou email agradecendo pela entrevista demonstra que ele tem interesse na posição. Você pode percebê-lo como uma pessoa bem-educada e informada o suficiente para entender a importância do follow-up.


Um candidato que não agradece pela entrevista deve ser desqualificado? Não necessariamente, mas com a proliferação de materiais "how to" na procura de emprego, é surpreendente que um candidato, quando realmente quer o emprego, deixe passar esta atitude polida.


Muitas vezes não é possível conseguir candidatos com todas as qualificações desejadas e o profissional de RH terá que tomar a decisão baseado em outras qualificações importantes. Não enviar uma carta de agradecimento por uma entrevista pode demonstrar arrogância de um candidato com habilidades buscadas no mercado. Mas o candidato pode ter esquecido ou desconhecer estas gentilezas, portanto não parta para um julgamento apressado que não é apoiado por outras evidências.


O que um empregador deve procurar numa carta de agradecimento pela entrevista?

Estas são excelentes oportunidades que a carta de agradecimento dá ao empregador.


Como qualquer outro material do processo de seleção você deve esperar material bem escrito, sem erros. Ao contrário do curriculum e da carta de apresentação, a carta de agradecimento com certeza não terá sido revisada por outros e será sua melhor oportunidade de avaliar o estilo de escrever e a competência do candidato.
Escrever bem é importante para todas as posições? Não, mas estilo livre, sem parágrafos, com erros gramaticais e de concordância, sentenças mal organizadas, mostram que o candidato não atenta para detalhes.


Evidencia o entusiasmo do candidato pela vaga, a empresa, e demonstra que as pessoas com quem teve contato são importantes. Alguns candidatos estão apenas buscando emprego - qualquer emprego. O seu candidato preferencial demonstra que está escolhendo sua empresa especificamente.


Veja o que o candidato enfatiza a respeito da empresa, do emprego, e das pessoas com quem teve contato. Ele colocou ênfase no que é importante para você? Você percebe que o que comunicou a ele foi entendido, de maneira que ele não venha a ser surpreendido no decorrer do processo de seleção?


O candidato tem perguntas que você precisa responder? Com certeza você não quer perder um candidato qualificado que desistiu da vaga porque você não deu as informações que ele precisava.


O candidato deu a entender que compreendeu o processo de seleção e a linha de tempo? De novo, você não quer perder seu melhor candidato porque ele pensa que você não o quer, ou que é sua segunda opção.


Se o candidato reiterou suas qualificações, são exatamente o que você está procurando - especialmente nas áreas-chave identificadas? Você não vai querer admitir um candidato mais ou menos pela pressão de tempo para preencher a posição ou uma medida artificial do departamento de RH, como a média de tempo para o preenchimento da vaga.


Apesar das informações detalhadas sobre o que olhar numa carta ou email de agradecimento por uma entrevista, estes passos podem ser cumpridos rapidamente. E quanto mais você aplicar estas questões, mais eficiente o processo ficará para você. A carta de agradecimento é apenas mais uma peça no quebra-cabeça da seleção bem-sucedida de um candidato e serve para aumentar seu conhecimento sobre ele.


Cartas a candidatos dizendo que não foram escolhidos, dizem muito sobre a empresa.

A maneira como você trata candidatos para posições em sua empresa realmente diz muito sobre sua empresa. Enviar uma carta aos que participaram do processo dizendo que não foram selecionados é uma demonstração positiva de que sua empresa se preocupa com as pessoas e uma maneira de construir bons relacionamentos com profissionais e estabelecer sua empresa como um empregador de escolha.


A reputação de sua empresa, que é construída com um candidato de cada vez, é fundamental para sua habilidade de atrair os melhores talentos. Candidatos fazem escolhas sobre a empresa baseados no tratamento que receberam durante a seleção e oficialmente notificá-los sobre sua decisão é um ponto o seu favor.


Comece com um telefonema

Um telefonema para o candidato é o primeiro passo depois de decidir que ele não é qualificado para a posição. Durante a ligação, agradeça pelo interesse e pelo tempo dedicado à entrevista. Deixe claro que você tem outros candidatos melhor qualificados para esta posição.


Depois envie uma carta oficial com as mesmas informações. Isto deve acontecer assim que souber que o candidato não é a pessoa escolhida. Não deixe que seus candidatos fiquem semanas pensando se foram escolhidos, ou não. Coloque-se no lugar deles para entender sua ansiedade, que você pode desfazer sendo eficiente.


Dicas para a carta de não-contratação.

Também conhecida como carta "Obrigada, mas não", a carta de não-contratação diz ao candidato que não foi selecionado. Normalmente a razão declarada é que havia outros candidatos mais qualificados para a posição.


Se você acredita que o candidato possa ser aproveitado em outras áreas da empresa e se você concluiu que se adaptaria à cultura da empresa, você deve encorajar a pessoa a se candidatar novamente no futuro. Sempre termine com uma nota positiva, desejando sucesso à pessoa. Agradeça pelo tempo investido no processo de seleção.


Personalize a carta com o nome do candidato, posição e, se possível a data da entrevista. Você não quer que a pessoa sinta que está recebendo uma carta de rejeição - embora esteja.


Vá direto ao ponto em sua carta, especialmente se você já deu um telefonema.


Escreva sua carta num estilo profissional, mas gracioso. Afinal, você está frustrando os sonhos e expectativas de uma pessoa. Faça-o com respeito e consideração.


Nunca diga na carta de não-contratação algo que não seja verdadeiro. Por exemplo, não alimente ilusões de futuras candidaturas na empresa se você concluiu que o candidato não se adpta à cultura da organização.


Lembre-se: a carta de não-contratação é sua última oportunidade de construir com o candidato um relacionamento que o fará pensar favoravelmente a respeito da empresa. A reputação da empresa está nas mãos deste candidato e pelas pessoas influenciadas pela opinião dele. Jamais pense que isto não é importante para sua reputação como potencial empregador!


Carta de agradecimento pela entrevista - Download

Áreas de Conteúdo

Top of Mind de RH

Top of Mind de RH

Redes Sociais

Facebook Flickr Orkut

Fan Pages